Chamada para residência
De 9 Setembro a 4 Outubro 2019
Apresentação
Cine Cerca é uma residência de escrita de argumento que visa acompanhar realizadores francófonos e lusófonos no desenvolvimento do seu projeto.
Quando decorre a residência?
A residência tem duas fases, para uma duração total de um mês:
-De 2 a 16 de janeiro de 2020.
-De 4 a 18 de maio de 2020.
Onde decorre a residência?
A residência decorre na Casa da Cerca (Almada, Portugal).
O local oferece um espaço de trabalho e de vida calmo e propício à reflexão. Ao mesmo tempo, os residentes beneficiam da proximidade em relação à cidade de Lisboa e à sua vida cultural, e poderão participar em dois dos festivais de cinema mais importantes de Portugal: a Festa do Cinema Francês e IndieLisboa.
A quem se destina o programa Cine Cerca?
O programa Cine Cerca destina-se a argumentistas, realizadores e outros profissionais do cinema:
-com residência em França ou em Portugal.
-francófonos e/ou lusófonos.
-com um percurso prévio no cinema e/ou trabalhos cinematográficos anteriores para apresentar.
-que tenham um projeto de curta, média ou longa-metragem de ficção, documentário ou animação, com ou sem produtor, em fase de tratamento ou de desenvolvimento já com diálogos.
-capazes de demonstrar de forma significativa o investimento franco-português o seu projeto, seja quanto a temática, local de filmagem, coprodução ou difusão.
-que se candidatem a título individual e garantam poder estar presentes na Casa da Cerca ao longo dos dois períodos de residência.
Não há nenhum limite de idade para a apresentação de candidaturas.
O que é que a residência propõe?
A residência oferece um espaço de trabalho privilegiado, longe das obrigações do dia a dia, propício à criação. Propõe uma avaliação e um acompanhamento personalizado de cada projeto.
Além disso, poderá também proporcionar encontros e oportunidades de colaboração entre profissionais do cinema franceses, portugueses e internacionais, assim como acordos de coprodução e de difusão cinematográfica.
Estão incluídos na residência
– O valor da viagem até ao local da residência.
-Um espaço de trabalho na Casa da Cerca, em Almada.
-Alojamento em pensão completa no Seminário São Paulo de Almada.
-O acompanhamento personalizado de script-doctoring e a criação de ligações com potenciais parceiros por profissionais do cinema francófono e lusófono.
-O livre acesso aos eventos organizados pela Casa da Cerca assim como ao conjunto de projeções, oficinas e debates organizados pelos festivais Festa do Cinema Francês e IndieLisboa.
A residência é completamente gratuita.